Vandalismo criminoso e atentado contra os Poderes da República, que representam o Estado democrático de Direito
Em nosso entendimento, essa é a descrição dos episódios que, ontem, 8 de janeiro de 2023, levaram o mundo a olhar espantado para o Brasil e que chocaram os brasileiros diante da força bruta que criminosos, de forma premeditada, utilizaram para tentar destruir os símbolos dos três Poderes constituídos da República sediados em Brasília.
Assistimos estarrecidos à forma como enfrentaram e atropelaram as forças de segurança da capital do país, cujo dever legal seria antever e tentar evitar a ofensiva que se armava há tempos, a julgar pela magnitude do número de envolvidos, pelo menos 4 mil pessoas. Mais do que a simbologia do Estado Democrático de Direito, eles depredaram o patrimônio público de forma animalesca.
Registramos publicamente nosso repúdio aos atos que todos acompanhamos no mais triste 8 de janeiro de nossa história. E reiteramos nossa total confiança nos Poderes constituídos e na firme atuação das autoridades, Judiciário à frente, para que os responsáveis, típicas milícias e seus mentores, sejam responsabilizados e punidos nos termos da lei.