Clipping 18-09

PRIMEIRO DIA DO JÚRI DA MAIOR CHACINA DE SP TEM CHORO DE RÉU E MEDO DE TESTEMUNHA

Dois policiais militares e um agente da Guarda Civil Metropolitana respondem pelos assassinatos de 17 pessoas em agosto de 2015, em Osasco; ‘sumiço’ de testemunha atrasou tribunal do júri.

OSASCO – O primeiro dia do júri da maior chacina da história de São Paulo, com 17 pessoas assassinadas a tiros em agosto de 2015, foi marcado por choro de um dos réus, medo de vítima, testemunha que “desapareceu” e protestos do lado de fora do Fórum Criminal de Osasco, na Grande Paulo. Dois policiais militares e um GCM respondem pelos crimes.

Para continuar lendo essa matéria, acesse: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,primeiro-dia-do-juri-da-maior-chacina-de-sp-tem-choro-de-reu-e-medo-de-testemunha,70002006613


LAVA JATO, PORTE DE DROGAS E DEMARCAÇÕES: O QUE PENSA A NOVA PROCURADORA-GERAL, RAQUEL DODGE?

Raquel Dodge assumiu nesta segunda-feira o comando do Ministério Público Federal, uma das instituições mais importantes e poderosas do país. Nomeada pelo presidente Michel Temer, ela substituiu Rodrigo Janot como Procuradora-Geral da República (PGR) na condução das investigações da Lava Jato contra autoridades com foro privilegiado.

Mas não só isso – além de combater a corrupção, a PGR pode realizar investigações e mover ações judiciais que envolvem as mais diversas áreas, como segurança pública, demarcação de terras indígena e consumo de drogas. E Dodge já declarou que dará igual prioridade para “a função criminal e a função de defesa de direitos humanos” do Ministério Público.

Para continuar lendo essa matéria, acesse: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41275181


DOCUMENTOS REVELAM NOVO NOME NA FOLHA DE PAGAMENTO DE PROPINAS DA ODEBRECHT NA EUROPA

O grupo Odebrecht, protagonista da maior trama de subornos já descoberta nas Américas, usou contas de um banco de Andorra para fazer pagamentos a Miguel Atala Herrera, ex-vice-presidente da empresa estatal Petróleos de Perú (Petroperú), segundo documentos bancários aos quais o EL PAÍS teve acesso. O ex-executivo acumulou 900.000 dólares (2,8 milhões de reais) numa conta desse pequeno país dos Pirineus, onde até janeiro deste ano vigorava o mais absoluto sigilo bancário, um local propício para rodar a folha de pagamento de propinas da companhia brasileira. Foi também no paraíso fiscal europeu que a Odebrecht abriu uma conta para os pais de Demetrio Papadimitriu, ex-ministro da Presidência e ex-chefe de campanha do presidente do Panamá Ricardo Martinelli (2009-2014).

Para continuar lendo essa matéria, acesse:  https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/18/internacional/1505758242_788549.html


VULNERABILIDADE DA MULHER VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO

Já há muito tempo vem sendo enfrentada pelos operadores do direito com certa perplexidade, em especial pelos delegados de Polícia, promotores de Justiça e juízes de Direito, a percepção de uma lacuna na legislação para o correto enquadramento de condutas que atentam contra a dignidade sexual de mulheres vítimas dos mais variados de abusos sexuais ocorridos no interior de veículos superlotados do transporte público nas grandes cidades das capitais e interior. Tal situação ganhou espaço estrondoso na mídia e redes sociais nas últimas semanas, após mais um fatídico evento desta natureza ocorrido na capital paulista.

Para continuar lendo essa matéria, acesse: http://www.conjur.com.br/2017-set-18/mp-debate-vulnerabilidade-mulher-vitima-abuso-sexual-transporte-publico


CONFRONTOS DEIXAM ALUNOS SEM AULAS NA ROCINHA E EM OUTRAS FAVELAS NO RIO

Pelo menos 3.188 estudantes da rede municipal foram afetados pelos tiroteios entre criminosos ou destes com a polícia.

RIO – Os confrontos entre traficantes na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, deixaram pelo menos 3.188 alunos da rede municipal de ensino sem aulas nesta segunda-feira (18). Não houve aulas em seis escolas, quatro creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), na própria comunidade da Rocinha ou em áreas vizinhas.

Para continuar lendo essa matéria, acesse: http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,confrontos-deixam-alunos-sem-aulas-na-rocinha-e-outras-favelas,70002006520