2

A Hora da Boa Política: Apontar Caminhos e Ancorar Uma Visão de Futuro

A RAPS cumpre sua missão e objetivos ao contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da democracia brasileira na medida em que: (1) identifica e estrutura uma rede de lideranças alinhadas em princípios e valores e, fundamentalmente, comprometidas e engajadas com a construção de um país mais justo, próspero, democrático e sustentável; e (2) promove o debate e a construção de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável do Brasil.

 Quando de sua criação, em maio de 2012, imaginava-se que o impacto e a contribuição da RAPS dar-se-ia em um período de médio e longo prazo (de 10 a 15 anos). Embora o sistema político já se mostrasse disfuncional e incapaz de oferecer respostas aos desafios do país, não se esperava uma deterioração tão profunda e desorganizadora da vida social e econômica como agora se verifica.

 O país, desorientado, vê-se num labirinto devido a decisões equivocadas de suas lideranças que legaram ao país uma governança política disfuncional que se traduz em impasse político, com esgotamento do presidencialismo de coalizão, a hiperfragmentação dos partidos, uma regulação invasiva e sem estratégia – incapaz de estimular o investimento, empreendedorismo e o crescimento – e um Estado com graves problemas de inchaço, que não conseguiu estruturar serviços públicos básicos de qualidade.

Para apontar caminhos e ancorar uma visão de futuro, temos que avançar. Em 2016, com mais de 1.150 inscrições, a RAPS integrará a quarta turma de líderes. Novos Líderes RAPS, Empreendedores Cívicos e Jovens RAPS se unirão à rede de líderes. Seremos mais de 400 mulheres e homens, de todo o país, dos mais variados espectros partidários, comprometidos com uma ação política que transforma o Brasil a cada dia: ética, transparência, amizade cívica, justiça social e sustentabilidade.

 A população busca respostas aos graves problemas que assolam o país. Cabe a todos nós oferecê-las.

 Mãos à obra!

 Fonte: Rede de Ação Política pela Sustentabilidade